Fundos de Investimento

Aqui na Alemanha, infelizmente não há opções rentáveis, com alta liquidez e baixo risco como por exemplo a renda fixa no Brasil, onde por exemplo se empresta dinheiro para o governo através do tesouro selic ou para instituições através de letras de crédito (LCI e LCA).

Isso deve-se ao fato da Alemanha possuir uma economia sólida, com taxas de juros e inflação controladas. Por outro lado, isso não elimina o efeito de perda do dinheiro ao longo do tempo por causa da inflação, principalmente ao considerarmos os seguintes fatores:

Poupança rende praticamente ZERO e existe INFLAÇÃO.

Se você mora na Alemanha, já deve estar cansado(a) de saber que aqui as poupanças também conhecidas como Tagesgeld ou Sparbuch rendem praticamente ZERO (0.5% ao ano!)

Além disso, caso você não saiba, existe inflação sim na Alemanha !! Ou seja, deixando o seu dinheiro parado, quanto mais o tempo passa, mais dinheiro você está perdendo!

Basta observar que a taxa de inflação anual é maior do que o rendimento da Tagesgeld e do Sparbuch.

Exatamente por isso, o ideal para quem deseja investir aqui na Alemanha, porém não possui um bom conhecimento sobre o mercado financeiro e deseja minimizar os riscos com ganhos sustentáveis a médio e longo prazo é investir em Fundos.

Portanto, sempre que pensar nos riscos de investir o seu dinheiro, considere que não investir é sem dúvida o maior risco que você pode correr, deixando seu dinheiro parado na conta perdendo dinheiro para a inflação.

Investir é arriscado?

Ao investir em fundos, a probabilidade de um retorno positivo aumenta significativamente com o horizonte de investimento, ou seja, quanto mais tempo se investe, menor é o risco e maior é a possibilidade de ganhos.


MSCI World Index – Rendimento Histórico (em % por ano) desde 1970.

fonte: Lipper InvestBase Plus, 07.2018

Nosso trabalho é criar um portfolio ideal para você com uma combinação de fundos ativos e passivos, na qual através de uma seleção criteriosa, estruturamos um portfólio a médio e longo prazo com o objetivo de proteger seu dinheiro contra a inflação e aumentar o seu patrimônio.

Após criarmos a apresentarmos o portfolio para você, nosso trabalho será cuidar de toda parte burocrática para você, oque inclui: abertura da conta no banco de investimentos, configuração automática de transferências (aportes mensais), configuração de recolhimento de impostos, além de estarmos sempre à disposição em caso de qualquer dúvida.

Importante: O cliente terá seu acesso pessoal (usuário e senha) na plataforma de investimentos onde poderá acompanhar seus rendimentos e realizar operações adicionais de compra e venda, conforme desejar.

O que são fundos ativos e passivos? Aqui explicaremos de maneira simples.

Uma das principais diferenças entre fundos – aqui representando fundos de ações (ativos)- e ETFs (passivos) é que os ETFs rastreiam passivamente um índice (sem qualquer administração), e se adaptam automaticamente às circunstâncias do índice a ser mapeado. No Brasil, por exemplo, temos o índice Ibovespa, enquanto nos Estados Unidos o NASDAQ, Dow Jones e S & P500.

Por outro lado, os fundos ativos são administrados e otimizados por uma equipe de gestão de fundos. O gestor de um fundo de ações, monitora continuamente as empresas dentro de um mercado. Ele analisa qual empresa, em sua opinião, tem avaliação muito baixa e quais empresas podem se desenvolver positivamente. Assim que o gestor do fundo encontra essa empresa, ele começa a agir. Ele adiciona ações desta empresa ao seu fundo. Seu objetivo é tanto “vencer o mercado” e obter lucros elevados, quanto proteger o capital do fundos através da realocação de ativos em momentos de crise, como durante a crise do corona em 2020, por exemplo.

O melhor dos mundos, como gostamos de definir no nosso trabalho, é uma combinação de fundos ativos e passivos que são selecionados a dedo pelo nosso departamento especializado em investimentos. Além disso, você como nosso cliente pode sugerir setores que mais lhe agradam para compor seu portfólio personalizado. Temos clientes que investem em fundos relacionados à energias renováveis, inteligência artificial, medicina e tecnologia.

Abaixo a performance no período de um ano de um ETF e um fundo ativo.

fonte: https://www.finanzen.net/etf/ishares-core-msci-world-etf-ie00b4l5y983

fonte: https://www.finanzen.net/fonds/pictet-global-megatrend-selection-p-lu0386859887

Fundos de ações

Um fundo de ações é um fundo mútuo que investe a maior parte do dinheiro em ações. “Compartilhamento” denota a participação de uma empresa listada. Ao investir em um fundo de ações, você pode participar do sucesso de empresas comerciais atraentes.

É assim que os fundos de ações funcionam:

Com um fundo de ações, você não investe seu dinheiro em uma única ação, mas em um grande número de ações diferentes. Na prática, um fundo de ações geralmente consiste em 50 ações ou mais. Se uma dessas ações perder valor, a perda pode ser compensada pelo desenvolvimento positivo de outras ações. Semelhante a outros fundos, um fundo de ações também pode ter diferentes focos e foco, por exemplo, em uma determinada região, como a Europa, ou em um determinado setor, como a biotecnologia.

Como investidor, quando você investe em um fundo de ações, você se beneficia dos aumentos de preço das ações individuais, bem como dos dividendos que a empresa paga aos seus acionistas. O valor de um fundo de ações é determinado pelo preço das ações que ele contém, o que pode levar a rápidas flutuações de valor.

Vantagens:

  • Oportunidades atrativas de ganhos de longo prazo.
  • Além dos aumentos de preços, você também pode se beneficiar de dividendos.
  • Participe das oportunidades de crescimento de empreendimentos comerciais mesmo com pequenas quantias.
  • Risco altamente reduzido em comparação com um investimento direto em ações individuais (diversificação)
  • Diversificação do capital em diferentes países e moedas, setores da economia e empresas.

Riscos:

  • Risco de flutuações de preços relacionadas ao mercado e risco de ganhos.
  • Risco de taxa de câmbio.

Fundos mistos:

O nome “fundo misto” já indica o que caracteriza esse tipo de fundo: você investe não apenas em uma, mas em várias classes de ativos. Os fundos mistos mais tradicionais investem o dinheiro em instrumentos de investimento populares, como ações, títulos e instrumentos do mercado monetário. Os fundos mistos também podem investir em moedas ou, por exemplo, matérias-primas.

O potencial de ganhos dos fundos depende da composição e ponderação das classes de ativos. As ações contidas podem garantir um desempenho positivo por meio de aumentos de preços e dividendos, enquanto títulos e instrumentos do mercado monetário com receita de juros e aumentos de preços podem dar uma contribuição positiva para o desempenho.

A gestão de um fundo misto pode ajustar com flexibilidade a ponderação das classes de ativos como parte do conceito de investimento específico do fundo. Se, por exemplo, os preços nas bolsas de valores caem de tempos em tempos, mais investimentos podem ser feitos em títulos e oportunidades podem ser aproveitadas ou as perdas podem ser reduzidas. Basicamente, os fundos mistos têm as seguintes oportunidades e riscos:

Vantagens:

  • Use as oportunidades de diferentes classes de ativos com um único fundo.
  • Não há necessidade de especificar um foco.
  • Gestão de fundos por profissionais experientes.

Riscos:

  • Risco de flutuações de preços relacionadas ao mercado e risco de ganhos.
  • Outros riscos específicos do fundo são possíveis (por exemplo, risco de taxa de câmbio, aumento das flutuações da taxa de câmbio devido à concentração do risco em países e regiões específicas)

Fundos de commodities:

No caso de muitas matérias-primas importantes, o comércio de matérias-primas nem mesmo é possível por razões legais ou logísticas. Um fundo de commodities, portanto, geralmente investe em derivativos. São, por exemplo, contratos nos quais a entrega das mercadorias ocorre em um momento posterior ou em uma liquidação em dinheiro.

Com um fundo de commodities, você, como investidor, pode se beneficiar indiretamente da evolução dos preços nos mercados de commodities. Como os preços geralmente se desenvolvem independentemente das formas convencionais de investimento, como ações e títulos, os fundos de commodities são uma boa adição ao portfólio. No entanto, deve-se notar que muitos mercados de commodities são relativamente pequenos, razão pela qual uma mudança na situação de oferta ou demanda pode afetar rapidamente os preços. Como resultado, as flutuações de preço do fundo – tanto positivas quanto negativas – são possíveis.

Vantagens:

  • Participação nas oportunidades de taxas de câmbio e moedas dos mercados de commodities.
  • Freqüentemente, o desenvolvimento pouco correlacionado aos desenvolvimentos nos mercados de ações e títulos.
  • As commodities podem ser usadas para se proteger contra o aumento da inflação.
  • Ampla diversificação de risco do capital de investimento.

Riscos:

  • Risco de flutuações de preços relacionadas ao mercado e risco de ganhos.
  • Risco de redução do valor unitário por inadimplência / impossibilidade de pagamento de expositores individuais ou parceiros contratuais.
  • Risco de taxa de câmbio.
  • Possíveis flutuações de preços aumentadas devido à concentração do risco em setores ou países específicos.
  • O aumento das flutuações de preços e o risco de perda ao investir em países emergentes ou em desenvolvimento são possíveis
  • O valor da unidade do fundo tem um alto risco de flutuações de preço devido à composição do fundo (por exemplo, derivativos) e / ou às técnicas utilizadas para a gestão do fundo (por exemplo, alavancagem).

Interessada(o) ?

Agende já sua assessoria com a gente, clicando aqui